Ribeirão Preto entre as 10 cidades mais empreendedoras do Brasil

O estudo Índice de Cidades Empreendedoras – Brasil 2016, divulgado pela Endeavor no final de 2016, aponta Ribeirão Preto como a 10ª cidade mais empreendedora do Brasil. A cidade subiu duas posições em relação à pesquisa passada, divulgada em 2015. A Endeavor avaliou o ambiente empreendedor de 32 cidades com base em 60 indicadores, levando em consideração itens como o ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

“A pesquisa mostra como as cidades do interior têm se fortalecido como ambientes propícios ao empreendedorismo: enquanto em 2015 apenas três cidades do interior apareciam entre as 10 mais bem colocadas, no ranking 2016, seis figuram entre as principais”, comemora Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia. “No ano passado, Ribeirão Preto ficou como a 12ª colocada e este ano subiu duas posições, o que mostra que estamos no caminho certo no fomento ao empreendedorismo e também à inovação”.
Cicconi explica que além de questões estruturais, Ribeirão Preto se destaca como polo empreendedor graças a sua vocação natural para negócios na área da saúde e também pelo grande número de iniciativas ligadas ao empreendedorismo realizados nos últimos anos. “Além da inauguração do Parque Tecnológico, em 2014, e a criação do Movimento Empreende Ribeirão, a cidade tem sido palco das mais importantes atividades internacionais ligadas ao empreendedorismo, como é o caso do Startup Weekend e o Hacking Health”, comenta.
A cidade ocupa a 6ª posição no ranking de ambiente regulatório, que mede o tempo de processos, custo de impostos e a complexidade tributária para quem quer abrir uma nova empresa. Também se encontra em 6ª colocada em infraestrutura, que considera transporte urbano – mede a conexão da cidade “da porta para fora”, e condições urbanas – que avalia cidade “da porta para dentro” no que se refere a: acesso à internet rápida, custo médio de energia, preço médio do m², qualidade de vida relacionada à fluidez do trânsito e segurança (com dados da taxa de homicídio para cada 100 mil habitantes).
O Índice de Cidades Empreendedoras 2016 está disponível para download no site https://endeavor.org.br/indice-cidades-empreendedoras-2016/